• Zoom sur la formation en communication à l'ESJ Paris
  • Zoom sur la formation web/digital media à l'ESJ Paris
  • Formation bac+4 Presse culturelle/art de vivre/livre
  • Zoom sur nos anciens étudiants : que font-ils ?

ESJ em Portugues

Um breve sumário sobre a ESJ em português (BRASIL)

ESJ: EM PORTUGUÊS (Brasil)

ESJ e ESJ D Internacional

A ESJ Paris é uma filial do grupo de ensino superior ESJ D Internacional. ESJ D Internacional é uma sociedade privada francesa dirigida por distintas personalidades do mundo jornalístico, por ex-alunos, pela fundação ESJ e, desde 2006.

A Escola Superior de Jornalismo de Paris foi criada, entre 1896 e 1899, por universitários que desejavam estender o ensino do jornalismo às ciências sociais. Foi a primeira escola de jornalismo do mundo.

Em 2008, a ESJ Paris foi escolhida para participar de programas educacionais. Entre outros, destaca-se o programa civil da OTAN, na Ásia Central, e o Prêmio Lorenzo Natali de Jornalismo, da Comunidade Européia.

Os cerca de 150 professores e outros envolvidos são jornalistas, profissionais da mídia, advogados e acadêmicos reconhecidos.

Em 2012, junto com o grupo ILCS, a ESJ D inaugurou a ESJ em Rabat, Marrocos. Os cursos, os programas e os diplomas desse novo estabelecimento são os mesmos de Paris.

O programa de ensino da ESJ Paris contém as seguintes matérias principais:

bases do jornalismo, gestão de mídias, redação, televisão, rádio, jornalismo digital, direito e finanças do jornalismo e das mídias, deontologia, fotografia, narração, edição, comunicação, gestão da profissão, informática profissional, gestão técnica (manipulação do material técnico nos estúdios de rádio e TV), tarefas de um enviado especial, jornalismo de investigação, inglês técnico, expressão escrita e oral.

ESJ Paris Formação é uma opção de formação profissional e contínua. Inaugurada em 2009, propõe cursos de curta duração destinados a jornalistas e a profissionais vinculados às mídias e à comunicação, que desejam se especializar em alguma área particular.

ESJ D Internacional trabalha ativamente na multiplicação de estabelecimentos no mundo, e na elaboração de convênios universitários com outros países (Estados Unidos, Espanha, Suíça e Rússia, entre outros).

A formação na ESJ Paris

Atualmente os cursos são ministrados em francês (80%) e em inglês (20%), e, no caso da formação de Casablanca, em árabe.

Curso principal (Master I):

O programa Master I oferece 2 (dois anos) de intensa formação profissional em jornalismo.. Está direcionado a graduados universitários em qualquer disciplina e a diplomados de carreiras terciárias. São necessários pelo menos dois anos de estudos anteriores para ingressar no Master I. Caso contrário, os estudantes deverão integrar, previamente, um ano preparatório de cultura geral e especializada. Teste de admissão é obrigatório em todos os casos. O objetivo do Master é formar o estudante em todos os tipos de jornalismo (Impresso, Rádio, TV e online). Os diplomas seguem o formato internacional de Bolonha.

- Cada ano compreende 1500 horas-aula, além de trabalhos práticos, de conferências e de 2 (dois) períodos de 2 (dois) meses de estágio em mídias.

Programa especializado (Master II):

O programa Master II é dirigido a um grupo limitado de estudantes e a diplomados em carreiras vinculadas ao jornalismo e a comunicação. É uma formação intensiva de 15 (quize) meses: 1700 (mil e setecentas) horas de curso e 3 (três) meses de estágio. Os estudantes recebem uma formação principal, mas podem optar por uma especialização: jornalismo polivalente, esportivo, bilíngüe ou audiovisual.

Coerência com o sistema de « Bolonha »

A ESJ oferece vários sistemas de graduação:

Clássico francês: a ESJ é uma “ grande escola” por decreto do Primeiro ministro. Os estudantes obtêm um diploma de Formação Superior em Jornalismo, nível M1 ou M2 de acordo com o nível Master cursado.

Certificado da ESJ : expedido pela Comissão Nacional de Certificação Profissional (RNCP), através dos Ministérios da Educação e do Trabalho. Os estudantes se graduam com nível L3/M1.

LMD/Bolonha : O curso principal garante 60 créditos ECTS (qualidade de trabalho) por ano, e outros 20 créditos ECTS por cada curso complementar que estudante assista. No total, o estudante obtém 240 ECTS/M1 no momento da graduação.

Numero de alunos por ano universitário:

ESJ 1: (L1, ano preparatório): 90 à 100
ESJ 2: (L2): 70 à 80
ESJ 3:(M1): 60 à 70 (20 por especialização: opções TV, radio e imprensa escrita)
ESJ 4:(M2) geral: 20
ESJ 4:(M2) esportivo: 20
ESJ 4:(M2) bilíngue: 6
ESJ 4:(M2) audiovisual: 12

A ESJ Paris reúne, em média, 25% de alunos estrangeiros (Bélgica, Romênia, Catar, Canadá, Argélia, Líbano, Índia, Argentina, Japão, Tunísia, Portugal, Inglaterra, Espanha, Holanda, Marrocos, Gabão, Mali, Senegal, Rússia, Egito, Suíça, Itália, entre outros para o ano acadêmico 2009/2010).

Programas internacionais

A ESJ Paris dispõe de classes preparatórias em Casablanca e em Bruxelas. O próximo projeto, atualmente em elaboração, é na Suíça.

As escolas de jornalismo com as quais a ESJ mantém programas de intercâmbio são:

- Griffith College (Dublin, Irlanda)
- American University (Washington DC, E.U.A)
- Lomonossov University of Moscow (Rússia)
- Universidade de Genebra (Suíça)
- San Pablo CEU (Madrid, Espanha)
- Universidade de Sofia (Bulgária)
- Universidade John Cabot (Roma, Itália).

Outros projetos de intercâmbio estão em curso na Suécia, Rússia, Índia, China, Taiwan, Egito, Turquia e Argentina.

Convênios e parcerias

- Escola de Negócios ESSEC
- Programa de Treinamento Civil da OTAN, Ásia central
- Comissão Européia, Prêmio de jornalismo Lorenzo Natali
- Comissão das Forças Armadas e da Juventude do Ministério de Defesa Francês
- Centro de treinamento oficial Avid
- Programa de treinamento do canal de televisão Eurosport
- Medi1Sat, Tangiers
- Clube da Imprensa Árabe, Paris
- Clube da Imprensa de Paris

Direção da ESJ Internacional

O conselho administrativo da ESJ Internacional é composto por:

Dr. Guillaume JOBIN, presidente
Abdelmounain DILAMI, presidente do ECO-MIDIAS Marrocos
Guillaume-Olivier DORE, presidente da AGRAGATOR CAPITAL
Alain FOURMENT, ex secretario de redação do grupo Le Monde
Patrick WALBAUM, CEO Do Turkish Cotton Export Group
Derek EL ZEIN, advogado

ESJ Paris Alumni

A ESJ Alumni é uma associação de mais de 5000 alunos provenientes de mais de 80 países. Seu presidente é Guillaume DI GRAZIA, jornalista do Eurosport.

Representantes da ESJ:

- em Paris: Frederic DUPUIS, diretor
- em Bruxelas: Julien OEUILLET
- em Casablanca: Selma ZNIBER
- na Argélia: Mahrez RABIA

L'ESJ est membre de...

Intégrer l’ESJ, c’est faire le choix d’une carrière dans le monde de l’information et des médias pour devenir un journaliste compétent, polyvalent et immédiatement opérationnel.

Nous contacter

  • 107, rue de Tolbiac
    75013 PARIS
  • 01 45 70 73 37

шаблоны joomla 2.5